A Grande Vaga de Frio, dramaturgia de Luísa Costa Gomes,
com o texto do romance Orlando de Virginia Woolf,
encenação de Carlos Pimenta,
Centro Cultural de Belém, 12 de Outubro 2017
Os temas propostos por Virginia Woolf em Orlando têm sido bastante abordados no teatro e no cinema. Desde o filme de Sally Potter (1992) com Tilda Swinton, à encenação de Bob Wilson (1989 – 1993 – 1996) com Jutta Lampe, Isabelle Huppert, Miranda Richardson, e, em termos nacionais, à recente criação cénica de Sara Carinhas e Victor Hugo Pontes (2015) com interpretação de Sara Carinhas, são muitas as leituras possíveis do romance publicado em 1928. Se destaco neste contexto o nome das intérpretes é porque para fazer Orlando é sempre necessário uma (ou um) grande intérprete. Poder voltar a trabalhar com uma grande intérprete foi o que me motivou para fazer Orlando. E só isso já é, por si, uma bela justificação. O teatro faz-se de prazeres, e, também, de desafios, e sabemos que Orlando encerra vastas questões que suscitam apetecíveis abordagens: o tempo, a realidade e a ficção, a questão do género, a questão transgénero, a emancipação da mulher, a crítica a uma certa literatura inglesa, a censura ao puritanismo vitoriano, etc., etc. Para nós A Grande Vaga de Frio é tudo isto e, também, o gosto de poder construir um espectáculo de teatro na expectativa de que o público nele se encontre e dele se aproprie.
Durante o trabalho que fizémos até aqui chegar fomos constatando que A Grande Vaga de Frio se autonomizava de Orlando. E isso era bom de verificar. A dramaturgia de Luísa Costa Gomes emancipava-se e acrescentava ao(s) tema(s) novas possibilidades. A descoberta das mesmas durante o processo de ensaios constitui o prazer de que vos falo. Todos sabemos de que trata Orlando. A Grande Vaga de Frio trata de tudo isso e, também, daquilo que lhe fomos acrescentando. E é esta a nossa maneira de ser Orlando.
Durante o trabalho que fizémos até aqui chegar fomos constatando que A Grande Vaga de Frio se autonomizava de Orlando. E isso era bom de verificar. A dramaturgia de Luísa Costa Gomes emancipava-se e acrescentava ao(s) tema(s) novas possibilidades. A descoberta das mesmas durante o processo de ensaios constitui o prazer de que vos falo. Todos sabemos de que trata Orlando. A Grande Vaga de Frio trata de tudo isso e, também, daquilo que lhe fomos acrescentando. E é esta a nossa maneira de ser Orlando.
sobre a Emília Silvestre
Nascida a 29 de março de 1960 no Porto, Emília Cabral Silvestre mais conhecida como Emília Silvestre é uma conhecida atriz portuguesa. Já integrou vários projectos quer em cinema, teatro e televisão.Atualmente Emília é professora na Academia Contemporânea do Espetáculo em Vila Nova de Famalicão.